domingo, 1 de junho de 2014

Regulamento Geral da Gincana Interdisciplinar de Conteúdos 2014

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GINCANA INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS 2014

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL BARÃO DO RIO BRANCO
PÚBLICO ALVO: FUNCIONÁRIOS, MONITORES DO PME, PAIS E ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

“Educação é o único instrumento capaz de modificar o homem na sua forma de agir e de pensar, na construção de um mundo mais justo e socialmente equilibrado.”


REGULAMENTO GERAL

I – DOS OBJETIVOS

Art. 1º - A Gincana Interdisciplinar de Conteúdos é uma atividade promovida pelos servidores da instituição de ensino e tem por objetivos:
a. Objetivo Geral:
  • Integração entre as diversas áreas do conhecimento, bem como, o desenvolvimento das inteligências múltiplas, conhecimento gerais, raciocínio lógico matemático, trabalho em equipe, companheirismo, cooperação, na concepção contributiva aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
b. Objetivos Específicos:
·         Desenvolver habilidades de comunicação e expressão e identificar os conteúdos assimilados pelos alunos no decorrer do ano letivo.
·         Promover, incentivar e fortalecer o trabalho em equipe e o espírito de solidariedade entre alunos, pais, professores e funcionários.
·         Oferecer espaço de socialização, solidariedade e respeito na comunidade escolar.
·         Envolver alunos, pais e funcionários no processo de ensino.
·         Aguçar a criatividade e reforçar os conhecimentos intelectuais e morais.
·         Integrar a Comunidade Escolar nos seus diversos segmentos.


II – DA ORGANIZAÇÃO GERAL

Art.2º - A Gincana Interdisciplinar de Conteúdos tem a seguinte organização:
a. Comissão Organizadora
b. Comissão Julgadora


III – DA COMISSÃO ORGANIZADORA

Art.3º - A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:
·         José Ednilson (Gestor)
  • Maria Auxiliadora (Auxiliar de Coordenação de Ensino)
  • Maria José (Integrante do Corpo Docente)
  • Maria Anália (Integrante do Corpo Docente)
  • Maria Lulu (Coordenadora de Ensino)

Art.4 º - Compete à Comissão Organizadora:
a. Elaborar e aprovar este Regulamento;
b. Decidir sobre os casos omissos neste Regulamento e os da Comissão Julgadora;
c. Nomear elementos que integrem a Comissão Julgadora;
d. Nomear pessoa para o que se fizer necessário para o bom desenvolvimento da Gincana;
e. Organizar a Gincana Interdisciplinar de Conteúdos;
f. Elaborar as fichas de desempenho, de exclusão e outras;
g. Divulgar e receber as tarefas;
h. Deliberar sobre os protestos apresentados pelas equipes participantes no que concerne às tarefas;
i. E questões pertinentes.


IV – DA COMISSÃO JULGADORA

Art.5º - A Comissão Julgadora é constituída por três elementos escolhidos pela Comissão Organizadora.

Art.6º - O nome dos jurados será apresentado na abertura da Gincana pela Comissão Organizadora.

Art.7º - Compete à Comissão Julgadora:
a. Apreciar e julgar as tarefas da Gincana que lhes forem solicitadas;
b. Apreciar o desempenho das Equipes conforme a organização, criatividade e fidelidade à tarefa;
c. Registrar na ficha de desempenho a pontuação pertinente a cada tarefa;
d. Assinar todas as folhas da pasta do (a) jurado (a);
e. Comunicar a Comissão Organizadora algo que lhe chame a atenção: quebra de regra, indisciplina, etc.


V – DO REGULAMENTO TÉCNICO

Art. 8º - A Gincana será realizada em três etapas:
a. A primeira, em 28 de Junho de 2014;
b. A segunda, em 30 de Agosto de 2014;
c. E a última, em 29 de Novembro de 2014.

Art. 9º - Cada equipe deverá criar seu “grito de guerra”, o qual será avaliado pela Comissão Julgadora que definirá a pontuação, de acordo com os critérios: originalidade e criatividade.

Art. 10º - A cada etapa, as equipes previamente organizadas, terão seus pontos computados e somados na última etapa, que definirá a equipe vencedora.

Art. 11º - Serão designadas tarefas para cada equipe (podendo ser realizadas nos períodos entre as datas das fases da gincana).

Art. 12º - As tarefas realizadas serão divulgadas no dia da realização de cada fase. Só então serão computadas ao placar de cada equipe.

Art. 13º - Nas datas determinadas para a realização das etapas haverá diversas atividades: quiz de perguntas e respostas relacionados aos conteúdos estudados anteriormente à etapa; provas de raciocínio lógico, cálculo mental; provas esportivas, entre outros, que a Comissão Organizadora julgar necessários.

Art. 14º - Na última fase, a equipe vencedora receberá uma premiação surpresa.


VI – DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES

Art. 15º - Cada Equipe terá o número de integrantes observando-se os seguintes critérios de formação:
a. EQUIPE VERMELHA
Alunos do 1º ano ao 5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos por sorteio)
Professores/padrinhos (Ivanete e Paulo)
Monitor do PME (definido por sorteio)
b. EQUIPE VERDE
Alunos do 1º ano ao 5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos por sorteio)
Dois professores/padrinhos (Celina e Cláudia)
Monitor do PME (definido por sorteio)
c. EQUIPE AZUL
Alunos do 1º ano ao 5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos por sorteio)
Dois professores/padrinhos (Francisca das Chagas e Eliuci)
Monitor do PME (definido por sorteio)
d. EQUIPE BRANCA
Alunos do 1º ano ao 5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos por sorteio)
Dois professores/padrinhos (Rosa e Suzana)
Monitor do PME (definido por sorteio)

Parágrafo único. Os servidores de apoio e os monitores do PME integrantes das equipes serão definidos por sorteio pela Comissão Organizadora.

Art. 16º - Cada equipe terá:
a. 02 (dois) PROFESSORES/PADRINHOS OU MADRINHAS, que deverão orientar e auxiliar as equipes. A presença dos professores nos dias da Gincana é indispensável.
b. 01 (um) FISCAL (pode ser o monitor do PME) que deverá atuar em tarefas que necessitem de fiscalização;

Art. 17º - A distribuição dos alunos participantes nas equipes será estabelecida pela Comissão Organizadora da Gincana Interdisciplinar.
Parágrafo 1º. Não será permitida a troca de alunos entre as equipes.
Parágrafo 2º. É obrigatória a participação de todos (alunos, monitores do PME e funcionários) na Gincana. Apenas a participação dos pais é opcional.

Art. 18º - Após a distribuição oficial dos alunos participantes, não será permitida novas inclusões, salvo em caso de alunos novos matriculados que serão automaticamente integrados a uma equipe definida pela Comissão Organizadora.

Art. 19º - Os gastos feitos por cada Equipe Participante para a realização das tarefas serão de responsabilidade de todos os membros integrantes da própria equipe.


VII – DO QUARTEL GENERAL (QG)

Art. 20º - Cada equipe terá uma sala denominada de QUARTEL GENERAL (QG), previamente definida pela Comissão Organizadora da Gincana Interdisciplinar. Ela servirá de sede para a elaboração de suas tarefas nos dia da realização da Gincana. Ao final do evento a equipe que estiver com o QG em perfeitas condições de conservação e limpeza, será premiada com 50 pontos, caso contrário, será penalizada com perda de 50 pontos. Registrado pela Comissão Organizadora, que fiscalizará o QG em momento oportuno.

Art. 21º - Será obrigatória a presença constante no Quartel General - QG de ao menos um aluno, ou um Pai/Mãe ou um professor/padrinho ou madrinha da equipe no decorrer da Gincana.


VIII – DA CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE

Art. 22º - Os integrantes das equipes serão identificados com adereços (definidos por cada equipe) tais como: camisetas, coletes, fitas, bonés, crachás, bandanas, etc. (na cor da equipe).

Art. 23º - Cada equipe deverá escolher um “slogan” de identificação usando a cor da equipe para a Gincana. Tudo em conformidade com os professores/padrinhos ou madrinhas de cada equipe.

Art. 24º - O grito de guerra será discutido com os professores/padrinho ou madrinha, apresentado na abertura da Gincana Interdisciplinar e cantado sempre que for solicitado pelo animador da Gincana.



IX – DAS REGRAS

Art. 25º - Todos os membros da equipe deverão:
a. Estar presentes na abertura e fechamento do Quartel General;
b. Atender as orientações da Comissão Organizadora e professores padrinhos.

Art. 26º - A Equipe que não cumprir os horários determinados para a entrega das tarefas perderá a pontuação estabelecida para a mesma;

Art. 27º - Atos de agressão física e verbal, vandalismo (destruição do patrimônio escolar), desrespeito ao professor/padrinho ou madrinha e pais convidados dentro e fora do QG, acarretará em perda de 200 pontos no total geral obtido pela equipe no resultado final.
Parágrafo único. O professor/padrinho ou madrinha deverá fazer relato por escrito do ato e entrega-lo à Comissão Organizadora. Dependendo do ato a equipe poderá ser eliminada.

Art. 28º - Todas as equipes deverão:
a. Respeitar os seus adversários;
b. Zelar e fazer cumprir as regras estabelecidas neste Regulamento da Gincana.


X - DAS TAREFAS

Art. 29º - Todas as tarefas terão duração e pontuação máxima e mínima, pré-determinadas.

Art. 30º - Cada tarefa será avaliada conforme critérios estabelecidos. Serão atribuídos 100% da pontuação para a tarefa completa, 50% para a tarefa incompleta e 0% para a tarefa não realizada.

Art. 31º - O julgamento das tarefas será unicamente responsabilidade da Comissão Julgadora.

Art. 32º - As tarefas prévias serão divulgadas antecipadamente no mural e/ou no blog da escola, pelos professores/padrinhos ou madrinhas e pela Comissão Organizadora.

Art. 33º - As tarefas serão classificadas em:
a. PRÉVIAS - Conjunto de atividades anunciadas antecipadamente.
b. SURPRESAS - Serão anunciadas no palco, no dia do evento.

Art. 34º - Todas as Equipes deverão estar presentes no local das apresentações obedecendo rigorosamente aos horários de execução e entrega das tarefas.



XI – DAS ETAPAS DE REALIZAÇÃO:

Art. 35º - As etapas de realização da Gincana obedecerão a seguinte ordem e pontuação:
a. 1ª ETAPA - As provas e tarefas irão valer 50 pontos.
b. 2ª ETAPA - As provas e tarefas irão valer 100 pontos.
c. 3ª ETAPA (FINAL) - As provas e tarefas irão valer 200 pontos.


XII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 36º - As atividades desta gincana interdisciplinar serão avaliadas no conjunto das áreas elencadas. Assim, cada atividade será avaliada nos seguintes critérios: participação, organização, criatividade, cooperação mútua e aspectos qualitativos sobre as competências e habilidades inerentes aos assuntos aplicados.

Art. 37º - Será declarada vencedora a equipe que apresentar maior pontuação no conjunto das atividades. Sobretudo, espera-se que os resultados de cada atividade sirvam de reflexão para a demonstração de interesse nos estudos de cada componente curricular.

Art. 38º - Esclarecemos que esta gincana não se legitima no foco da disputa através de "provas", antes busca a tomada de reflexões em cada aluno, no intuito de despertar o interesse científico pelos estudos de cada componente curricular. Assim, o importante não será a revelação da equipe vencedora, mas a dinâmica da gincana, a participação dos alunos, sobretudo o trabalho em equipe.

Art. 39º - A todos os participantes é dado conhecer este Regulamento através do mural ou blog da escola, da leitura feita pelos professores/padrinhos ou madrinhas nas turmas que formarão as equipes, não cabendo ser alegado posteriormente o seu desconhecimento.

Art. 40º - Os casos omissos neste Regulamento serão solucionados pela Comissão Organizadora.


EMENDA
Com referência ao Art. 16 é PROIBIDA a participação do professor/padrinho ou madrinha na elaboração e execução das tarefas, ficando as mesmas de inteira responsabilidade dos próprios alunos.
O descumprimento deste item implicará em perdas (penalidades) de pontos (200 pontos) e, em último caso, a eliminação da equipe na gincana.

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