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GINCANA
INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS 2014
INSTITUIÇÃO
DE ENSINO: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL BARÃO DO RIO BRANCO
PÚBLICO
ALVO: FUNCIONÁRIOS, MONITORES DO PME, PAIS E ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
“Educação é o único instrumento capaz de modificar o
homem na sua forma de agir e de pensar, na construção de um mundo mais justo e
socialmente equilibrado.”
REGULAMENTO GERAL
I – DOS OBJETIVOS
Art.
1º - A Gincana Interdisciplinar de Conteúdos é uma
atividade promovida pelos servidores da instituição de ensino e tem por
objetivos:
a. Objetivo
Geral:
- Integração entre as diversas áreas do conhecimento, bem como, o desenvolvimento das inteligências múltiplas, conhecimento gerais, raciocínio lógico matemático, trabalho em equipe, companheirismo, cooperação, na concepção contributiva aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
b. Objetivos
Específicos:
·
Desenvolver
habilidades de comunicação e expressão e identificar os conteúdos assimilados
pelos alunos no decorrer do ano letivo.
·
Promover,
incentivar e fortalecer o trabalho em equipe e o espírito de solidariedade
entre alunos, pais, professores e funcionários.
·
Oferecer espaço de socialização, solidariedade e
respeito na comunidade escolar.
·
Envolver
alunos, pais e funcionários no processo de ensino.
·
Aguçar a criatividade e reforçar os conhecimentos
intelectuais e morais.
·
Integrar a Comunidade Escolar nos seus diversos
segmentos.
II – DA ORGANIZAÇÃO
GERAL
Art.2º
- A Gincana Interdisciplinar de Conteúdos tem a seguinte organização:
a. Comissão Organizadora
b. Comissão Julgadora
III – DA COMISSÃO
ORGANIZADORA
Art.3º
- A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:
·
José
Ednilson (Gestor)
- Maria Auxiliadora (Auxiliar de Coordenação de Ensino)
- Maria José (Integrante do Corpo Docente)
- Maria Anália (Integrante do Corpo Docente)
- Maria Lulu (Coordenadora de Ensino)
Art.4 º - Compete à Comissão Organizadora:
a. Elaborar e aprovar este Regulamento;
b. Decidir sobre os casos omissos neste Regulamento
e os da Comissão Julgadora;
c. Nomear elementos que integrem a Comissão
Julgadora;
d. Nomear pessoa para o que se fizer necessário para
o bom desenvolvimento da Gincana;
e. Organizar a Gincana Interdisciplinar de Conteúdos;
f. Elaborar as fichas de desempenho, de exclusão e
outras;
g. Divulgar e receber as tarefas;
h. Deliberar sobre os protestos apresentados pelas
equipes participantes no que concerne às tarefas;
i. E questões pertinentes.
IV – DA COMISSÃO JULGADORA
Art.5º - A Comissão Julgadora é constituída por três
elementos escolhidos pela Comissão
Organizadora.
Art.6º - O nome dos jurados será apresentado na abertura da Gincana pela Comissão Organizadora.
Art.7º - Compete à Comissão Julgadora:
a. Apreciar e julgar as tarefas da Gincana que lhes
forem solicitadas;
b. Apreciar o desempenho das Equipes conforme a
organização, criatividade e fidelidade à tarefa;
c. Registrar na ficha de desempenho a pontuação
pertinente a cada tarefa;
d. Assinar todas as folhas da pasta do (a) jurado
(a);
e. Comunicar a Comissão Organizadora algo que lhe
chame a atenção: quebra de regra, indisciplina, etc.
V – DO REGULAMENTO
TÉCNICO
Art. 8º - A Gincana será realizada em três
etapas:
a. A
primeira, em 28 de Junho de 2014;
b. A
segunda, em 30 de Agosto de 2014;
c. E a
última, em 29 de Novembro de 2014.
Art. 9º - Cada equipe
deverá criar seu “grito de guerra”, o qual será avaliado pela Comissão
Julgadora que definirá a pontuação, de acordo com os critérios: originalidade e
criatividade.
Art. 10º - A cada
etapa, as equipes previamente organizadas, terão seus pontos computados e
somados na última etapa, que definirá a equipe vencedora.
Art. 11º - Serão
designadas tarefas para cada equipe (podendo ser realizadas nos períodos entre
as datas das fases da gincana).
Art. 12º - As tarefas
realizadas serão divulgadas no dia da realização de cada fase. Só então serão
computadas ao placar de cada equipe.
Art. 13º - Nas datas
determinadas para a realização das etapas haverá diversas atividades: quiz de
perguntas e respostas relacionados aos conteúdos estudados anteriormente à
etapa; provas de raciocínio lógico, cálculo mental; provas esportivas, entre
outros, que a Comissão Organizadora julgar necessários.
Art. 14º - Na última
fase, a equipe vencedora receberá uma premiação surpresa.
VI – DA FORMAÇÃO DAS
EQUIPES
Art. 15º - Cada Equipe terá o número de integrantes
observando-se os seguintes critérios de formação:
a. EQUIPE VERMELHA
Alunos do 1º ano ao
5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio
(definidos por sorteio)
Professores/padrinhos
(Ivanete e Paulo)
Monitor do PME
(definido por sorteio)
b. EQUIPE
VERDE
Alunos do 1º ano ao
5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos
por sorteio)
Dois professores/padrinhos
(Celina e Cláudia)
Monitor do PME (definido
por sorteio)
c. EQUIPE AZUL
Alunos do 1º ano ao
5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos
por sorteio)
Dois
professores/padrinhos (Francisca das Chagas e Eliuci)
Monitor do PME (definido
por sorteio)
d. EQUIPE BRANCA
Alunos do 1º ano ao
5º ano (metade de cada turma)
Servidores de apoio (definidos
por sorteio)
Dois
professores/padrinhos (Rosa e Suzana)
Monitor do PME (definido
por sorteio)
Parágrafo único. Os servidores de apoio
e os monitores do PME integrantes das equipes serão definidos por sorteio pela
Comissão Organizadora.
Art. 16º - Cada equipe terá:
a. 02 (dois) PROFESSORES/PADRINHOS OU MADRINHAS, que
deverão orientar e auxiliar as equipes. A presença dos professores nos dias da
Gincana é indispensável.
b. 01 (um) FISCAL (pode ser o monitor do PME) que
deverá atuar em tarefas que necessitem de fiscalização;
Art. 17º - A distribuição dos alunos participantes
nas equipes será estabelecida pela Comissão Organizadora da Gincana Interdisciplinar.
Parágrafo 1º. Não será permitida a troca
de alunos entre as equipes.
Parágrafo 2º. É obrigatória a
participação de todos (alunos, monitores do PME e funcionários) na Gincana.
Apenas a participação dos pais é opcional.
Art. 18º - Após a distribuição oficial dos alunos
participantes, não será permitida novas inclusões, salvo em caso de alunos
novos matriculados que serão automaticamente integrados a uma equipe definida
pela Comissão Organizadora.
Art. 19º - Os gastos feitos por cada Equipe Participante
para a realização das tarefas serão de responsabilidade de todos os membros
integrantes da própria equipe.
VII – DO QUARTEL GENERAL (QG)
Art. 20º - Cada equipe terá uma sala denominada de QUARTEL GENERAL (QG), previamente definida pela Comissão Organizadora da Gincana Interdisciplinar. Ela servirá de sede para a elaboração de suas tarefas nos dia da realização da Gincana. Ao final do evento a equipe que estiver com o QG em perfeitas condições de conservação e limpeza, será premiada com 50 pontos, caso contrário, será penalizada com perda de 50 pontos. Registrado pela Comissão Organizadora, que fiscalizará o QG em momento oportuno.
Art. 21º - Será obrigatória a presença constante no Quartel General - QG de ao menos um aluno, ou um Pai/Mãe ou um professor/padrinho ou madrinha da equipe no decorrer da Gincana.
VIII – DA CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE
Art. 22º - Os integrantes das equipes serão identificados com adereços (definidos por cada equipe) tais como: camisetas, coletes, fitas, bonés, crachás, bandanas, etc. (na cor da equipe).
Art. 23º - Cada equipe deverá escolher um “slogan” de identificação usando a cor da equipe para a Gincana. Tudo em conformidade com os professores/padrinhos ou madrinhas de cada equipe.
Art. 24º - O grito de guerra será discutido com os professores/padrinho ou madrinha, apresentado na abertura da Gincana Interdisciplinar e cantado sempre que for solicitado pelo animador da Gincana.
IX – DAS REGRAS
Art. 25º - Todos os membros da equipe deverão:
a. Estar presentes na abertura e fechamento do
Quartel General;
b. Atender as orientações da Comissão Organizadora e
professores padrinhos.
Art. 26º - A Equipe que não cumprir os horários
determinados para a entrega das tarefas perderá a pontuação estabelecida para a
mesma;
Art. 27º - Atos de agressão física e verbal,
vandalismo (destruição do patrimônio escolar), desrespeito ao professor/padrinho
ou madrinha e pais convidados dentro e fora do QG, acarretará em perda de 200
pontos no total geral obtido pela equipe no resultado final.
Parágrafo único. O professor/padrinho ou
madrinha deverá fazer relato por escrito do ato e entrega-lo à Comissão Organizadora.
Dependendo do ato a equipe poderá ser eliminada.
Art. 28º - Todas as equipes deverão:
a. Respeitar os seus adversários;
b. Zelar e fazer cumprir as regras estabelecidas
neste Regulamento da Gincana.
X - DAS TAREFAS
Art. 29º - Todas as tarefas terão duração e pontuação máxima e mínima, pré-determinadas.
Art. 30º - Cada tarefa será avaliada conforme critérios estabelecidos. Serão atribuídos 100% da pontuação para a tarefa completa, 50% para a tarefa incompleta e 0% para a tarefa não realizada.
Art. 31º - O julgamento das tarefas será unicamente responsabilidade da Comissão Julgadora.
Art. 32º - As tarefas prévias serão divulgadas antecipadamente no mural e/ou no blog da escola, pelos professores/padrinhos ou madrinhas e pela Comissão Organizadora.
Art. 33º - As tarefas serão classificadas em:
a. PRÉVIAS - Conjunto de atividades anunciadas
antecipadamente.
b. SURPRESAS - Serão anunciadas no palco, no dia do
evento.
Art. 34º - Todas as Equipes deverão estar presentes no local das apresentações obedecendo rigorosamente aos horários de execução e entrega das tarefas.
XI – DAS ETAPAS DE
REALIZAÇÃO:
Art.
35º - As etapas de realização da Gincana obedecerão a seguinte ordem e
pontuação:
a. 1ª
ETAPA - As provas e tarefas irão valer 50 pontos.
b. 2ª
ETAPA - As provas e tarefas irão valer 100 pontos.
c. 3ª
ETAPA (FINAL) - As provas e tarefas irão valer 200 pontos.
XII – DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS
Art.
36º - As atividades desta gincana interdisciplinar serão avaliadas no conjunto
das áreas elencadas. Assim, cada atividade será avaliada nos seguintes
critérios: participação, organização, criatividade, cooperação mútua e aspectos
qualitativos sobre as competências e habilidades inerentes aos assuntos
aplicados.
Art.
37º - Será declarada vencedora a equipe que apresentar maior pontuação no
conjunto das atividades. Sobretudo, espera-se que os resultados de cada
atividade sirvam de reflexão para a demonstração de interesse nos estudos de
cada componente curricular.
Art.
38º - Esclarecemos que esta gincana não se legitima no foco da disputa através
de "provas", antes busca a tomada de reflexões em cada aluno, no
intuito de despertar o interesse científico pelos estudos de cada componente
curricular. Assim, o importante não será a revelação da equipe vencedora, mas a
dinâmica da gincana, a participação dos alunos, sobretudo o trabalho em equipe.
Art. 39º - A todos os participantes é dado conhecer
este Regulamento através do mural ou blog da escola, da leitura feita pelos
professores/padrinhos ou madrinhas nas turmas que formarão as equipes, não
cabendo ser alegado posteriormente o seu desconhecimento.
Art. 40º - Os casos omissos neste Regulamento serão
solucionados pela Comissão Organizadora.
EMENDA
Com referência ao Art. 16 é PROIBIDA a participação do professor/padrinho ou madrinha na elaboração e execução das tarefas, ficando as mesmas de inteira responsabilidade dos próprios alunos.
Com referência ao Art. 16 é PROIBIDA a participação do professor/padrinho ou madrinha na elaboração e execução das tarefas, ficando as mesmas de inteira responsabilidade dos próprios alunos.
O descumprimento deste item implicará em perdas
(penalidades) de pontos (200 pontos) e, em último caso, a eliminação da equipe
na gincana.
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